06/08/19

✈ À descoberta de Roma - Primeiro dia


Finalmente cheguei a um dos meus destinos de sonho: Roma.
Recentemente passei quatro dias em Roma e adorei o destino, por isso mesmo tenho que o deixar aqui documentado, apesar de já o ter feito também no Instagram através de algumas fotografias

É praticamente possível viajar para Roma em todo o ano, se bem que a altura que fui apanhei bastante calor, sempre com 38º graus - em pleno Julho - mas o bom disto tudo é que nunca apanhei noites de Verão tão boas quanto estas.  
A minha viagem começou em Lisboa, de onde saí às 09h30. Após chegar a Roma Ciampino às 13h30 (hora de Itália, uma hora a mais que Portugal), fui logo direta ao hotel na Via del Boschetto - super central, cerca de 8 minutos a pé do Coliseu -, sendo que demorámos cerca de 30 minutos a chegar lá desde o aeroporto de táxi. 
Assim que fizemos o check-in no Hotel, fomos logo almoçar visto que já era tarde, numa maravilhosa Pizzeria Chicco di Grano. Comi uma bruschetta com tomate cereja, mozzarella, milho e manjericão que me soube por tudo, so good! Depois comi uma Pizza Funghi inteira - estranho vindo de mim! - com pomodoro (tomate), mozzarella e funghi (cogumelos).


Depois deste almoço demos início ao nosso passeio. 
De mapa na mão - sim porque eu sou dessas, não usa nem um bocadinho o gps, sempre mapa em papel - fomos em direção ao centro histórico da cidade. Começamos no Foro di Nerva cuja sua construção foi iniciada pelo Imperador Domiciano antes de 85, mas a obra só terminou oficialmente em 97, já no reinado do seu sucessor, o imperador Nerva. O Fórum continua a ser uma área de passagem e serviu como uma entrada monumental para os maiores e mais antigos fóruns imperiais. 


Logo no seguimento do Foro di Nerva encontramos o Foro Traiano juntamente com a Colonna Traiana e logo ao lado a Chiesa del Santissimo Nome di Maria al Foro Traiano.
Começando pelo Foro Traiano, dedicado ao imperador Traiano (Trajano), foi o ultimo dos fóruns imperiais construídos em Roma, com os recursos conquistados durante a conquista da Dácia (102-106). O responsável pela obra foi o arquiteto Apolodoro de Damasco. 
Situada dentro do Foro Traiano encontramos a Colonna Traianaconstruída sob a ordem do Imperador Trajano, também pelo arquiteto Apolodoro de Damasco em comemoração às vitórias das campanhas militares contra os dácios.

Do outro lado da estrada podemos encontrar dos monumentos mais incríveis de Roma e um dos meus favoritos de sempre - monumento a Vittorio Emanuele II
O monumento é em honra a Vitor Emanuele II, primeiro rei da Itália e considerado o pai da pátria italiana. Situa-se na Piazza Venezia, foi inaugurado em 1911 e ficou completo a 1935.


Atravessamos a estrada e podemos vislumbrar esta grandiosidade - monumento a Vittorio Emanuele II. Roma é mesmo isto: grandiosidade , elegância e nada passa despercebido. Tudo diz bem com tudo, as estátuas, a arquitetura linda e assumir o quão patriotas são.


Aproveitámos o primeiro dia também para ver o que era mais distanciado do centro e caminhamos para perto do rio. 
Fomos pelo Corso Vittorio Emanuele em direção ao Largo di Torre Argentina onde ficava uma Area Sacra/Sítio arqueológico próximo do local onde Júlio César foi assassinado. 
Descemos pela Via Arenula em direção ao rio. O rio que passa em Roma é o Tibre - terceiro rio mais longo de Itália, depois do Pó e do Ágide. O pôr do Sol visto das pontes que atravessam para Trastevere é incrível!
Parámos em Trastevere onde bebi um tè alla menta (chá de menta) que soube tão bem por causa do calor insuportável que estava.
Passamos a ponte outra vez, mas desta vez pela Isola Tiberina (uma ilha) em direção ao centro e acabámos por jantar num restaurante perto do nosso hotel. Comi Penne Pomodoro e basílico... E depois, xixi e cama. 😉


Shop the look

Top - Stradivarius  // Bag  - Parfois // Sneakers - Bamburi // Watch - Capitola

Share:

2 comentários

  1. Conhecer Roma seria um sonho tornado realidade para mim. Espero conseguir fazê-lo um dia! És linda :)

    ResponderEliminar
  2. Me gusta el look perfecto del verano, aunque vivo en León.

    wholesale Tank Tops

    ResponderEliminar

© MORE LOVE | All rights reserved.
Blog Layout Created by pipdig